
Apontado como um dos ladrões de banco mais procurados do Brasil, Diego Galdino, 42 anos, foi preso neste sábado (15) em Cachoeiras de Macacu, no Rio de Janeiro. Foragido desde fevereiro do ano passado, ele foi capturado enquanto se preparava para participar de um evento religioso.
Com passagens por 17 estados, Galdino é investigado por diversos roubos a bancos e ataques a caixas eletrônicos. Após um assalto em Santa Catarina, ele passou meses escondido no Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio, sob proteção de criminosos locais.
A operação que resultou em sua prisão foi conduzida por policiais da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) do Rio, em conjunto com a Polícia Civil de Santa Catarina. Segundo as investigações, Diego Galdino usava documentos falsos para evitar a captura e chegou a se passar por um jornalista do Paraná, causando prejuízos à vítima, que precisou de dois anos para provar sua identidade.
Em 2024, ele participou de um assalto a uma agência bancária em Joinville (SC), onde, junto com outros cinco criminosos, levou cerca de R$ 500 mil em menos de dez minutos. Todos os comparsas foram presos, mas Galdino permaneceu foragido até agora. A polícia investiga seu envolvimento em outros crimes no Rio de Janeiro.